quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Visita solidária no Asilo

Dando continuidade ao projeto, que motivam as visitas solidárias, da escola Prof. Jairo Grossi de Inhapim, a Prof. Teresinha (ética e empreendedorismo,) juntamente com os alunos 6° ano do ensino fundamental, realizou o 2 encontro em comemoração aos aniversários dos residentes do Asilo Padre José Faustino, de Inhapim. As atividades acontecem trimestralmente. A proposta vem alcançando várias reflexões! Parabéns a todos!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Trabalho de campo na Reserva Biológica de Caratinga

No dia 19 de agosto, os alunos e alunas das sextas séries da Escola Prof. Jairo Grossi estiveram realizando um Trabalho de campo na Reserva Biológica de Caratinga, a famosa RPPN Feliciano Miguel Abdala. Na oportunidade, os alunos puderam ver o macaco muriqui (uma fêmea com filhote), o macaco prego e o macaco barbado (emitindo os seus típicos sons). Sem falar em outras espécies que lá habitam, como um pica-pau, que estava em seu ofício, todo vistoso na beira da estrada. Foi um trabalho super-legal!! Os alunos foram acompanhados pela Professora Míriam (Ciências) e pelo Prof. Walber.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Livro: "O Príncipe" de Maquiavel

Para aqueles alunos que se interessaram pela obra "O Príncipe" de Maquiavel ai vai, boa leitura e se possível deixe o seu comentário sobre a obra.
O principe

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Fórum de discussão V - A questão da cultura

Neste Fórum de Discussão, quero convidar você, meu aluno do 3 ano do ensino médio a elaborar uma reflexão, um comentário, uma análise do clip abaixo. Leve em consideração os nossos estudos sobre "A questão da cultura".

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Conhecendo as Religiões

Conhecendo as religiões, este foi o nome do projeto desenvolvido pelos professores Fernando (Geografia), Ana Eymard (Empreendedorismo e Ética) e Maria José (Literatura) conjuntamente com os alunos das oitavas séries. Em forma de exposição, com direito a maquetes, murais, vídeos, representações... os alunos organizados em grupos, mostraram seus conhecimentos.

Refletindo sobre a tolerância e o respeito

Na última terça-feira, dia 16, as professoras Ângela Imaculada (História) e Ana Eymard (Empreendedorismo e ética) desenvolveram um excelente trabalho, propondo, através de uma dinâmica, uma reflexão sobre a banalização da violência em nossa sociedade e sobre a discriminação violenta com grupos minoritários dentro da sociedade. Foi um momento super empolgante que envolveu os alunos das oitavas séries
 

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Estudo histórico do filme: "José, o rei dos sonhos"

Iniciando as atividades deste segundo semestre, dando continuidade à proposta de diversificar as formas de ensino-aprendizagem, a Professora Elvira (história) para ilustrar e aprofundar, os estudos feitos em sala de aula, juntamente com os alunos dos sextos anos, das escolas de Caratinga e Inhapim (antiga 5 série), analisaram historicamente o filme: "José, o rei dos sonhos".

Fórum de discussão IV - E-mail que recebi

Leia, atentamente, o texto abaixo 
e se possível deixe o seu comentário:

UM IDIOTA MORTO
Karla Christine - Psicóloga Clínica

Fui ver o filme Cazuza há alguns dias e me deparei com uma coisa estarrecedora.. As pessoas estão cultivando ídolos errados. Como podemos cultivar um ídolo como Cazuza?
Concordo que suas letras são muito tocantes,  mas reverenciar um marginal como ele, é, no mínimo, inadmissível. Marginal, sim, pois Cazuza foi uma pessoa que viveu à margem da sociedade, pelo menos uma sociedade que tentamos construir (ao menos eu) com conceitos de certo e errado.
No filme, vi um rapaz mimado, filhinho de papai que nunca precisou trabalhar para conseguir nada, já tinha tudo nas mãos.  A mãe vivia para satisfazer as suas vontades e loucuras. O pai preferiu se afastar das suas responsabilidades e deixou a vida correr solta. São esses pais que devemos ter como exemplo?
Cazuza só começou a gravar porque o pai era diretor de uma grande gravadora. Existem vários talentos que não são revelados por falta de oportunidade ou por não terem algum conhecido importante.
Cazuza era um traficante, como sua mãe revela no livro, admitiu que ele trouxe drogas da Inglaterra,  um verdadeiro criminoso.  Concordo com o juiz Siro Darlan quando ele diz que a única diferença entre Cazuza e Fernandinho Beira-Mar é que um nasceu na zona sul e outro não. Fiquei horrorizada com o culto que fizeram a esse rapaz,principalmente por minha filha adolescente ter visto o filme.Precisei conversar muito para que ela não começasse a pensar que usar drogas, participar de bacanais, beber até cair e outras coisas, fossem certas, já que foi isso que o filme mostrou.
Por que não são feitos filmes de pessoas realmente importantes que tenham algo de bom para essa juventude já tão transviada? Será que ser correto não dá Ibope, não rende bilheteria?
Como ensina o comercial da Fiat, precisamos rever nossos conceitos, só assim teremos um mundo melhor.
Devo lembrar aos pais que a morte de Cazuza foi consequência da educação errônea a que foi submetido. Será que Cazuza teria morrido do mesmo jeito  se tivesse tido pais que dissessem NÃO quando necessário?
Lembrem-se, dizer NÃO é a prova mais difícil de amor. Não deixem seus filhos à revelia para que não precisem se arrepender mais tarde. A principal função dos pais é educar.. Não se preocupem em ser 'amigo' de seus filhos.
Eduque-os e mais tarde eles verão que você foi a pessoa que mais os amou e foi, é, e sempre será,  o seu melhor amigo, pois amigo não diz SIM sempre.'

Estudo histórico-literário do filme "O homem da máscara de ferro"


Nesta manhã de terça, os alunos das 6 séries, motivados pelas professoras Márcia Miranda (História), Maria José (Literatura) e Fernanda (Geografia), fizeram o estudo histórico-literário do filme "O homem da máscara de ferro.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Férias de Julho VIII - Visitando meu afilhado

Ainda sobre as saudosas férias, recebi as fotos, da minha visita, ao meu afilhado Beto (José Roberto). Que também veio, de São José do Campos/SP, para visitar sua mãe, Dona Lucinéia, que mora no Córrego do Veadão, no distrito de Santo Antônio do Manhuaçu. Lógico que aproveitei a hora do almoço para saborear aquele frango, com palmito e angu  tipicamente rural. Uma delícia!!!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Festa Junina da APAE

No dia 08 de julho, os alunos da 7 série da Escola Prof. Jairo Grossi de Inhapim, participaram, de uma forma bem ativa, da Festa Junina da APAE. Os alunos, orientados pela Prof. Teresinha (Empreendedorismo e Ética), organizaram a Barraca de Doces, que foi um sucesso total.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

IBGE lança mapa mundi interativo

IBGE lança mapa do mundointerativo e atualizado é de acesso facílimo, apresentando dados das mais diversas naturezas tais como gráficos, fotos, dados sobre economia, planejamentos etc. Vale a pena uma conferida!

Férias de Julho VII - Fim de férias

Para acabar com o "stress" (rsrsr) das férias, 
nada melhor que uma boa pescaria entre amigos.

Olha o tamanho da traíra. E esta foi a menor!

Férias de Julho VI - Festa do Gilson Pena

A comemoração do aniversário do Gilson Pena, no sábado, dia 30 de julho, parou o distrito de Santo Antônio do Manhuaçu. O encontro festivo foi motivado pela verdadeira música raiz, em meio a um delicioso almoço. Muita gente de Caratinga esteve lá para abraçar o aniversariante, inclusive este professor.

Notícias do ENEM

Clique aqui
leia sobre as universidades que aderiram ao ENEM.