terça-feira, 11 de junho de 2013

UM PROFESSOR DE FILOSOFIA, por Marta Miranda

Opostos

Somos feitos de opostos e antagonismos que se juntam construindo nosso EU. Não considero defeito uma personalidade feita de antagonismos e contradições, é sinal de uma pessoa rica e flexível, que transcende as posições maniqueístas de separar a vida nos binômios de "bem " e "mal"; porque, na verdadeira essência humana, existe muito mais do que isso.

Somos seres que vivemos flutuando entre razão e loucura, ódio e amor, sagrado e profano,viajamos do inferno ao céu em milésimos de segundos.Daí nossa capacidade de sobreviver em um mundo tão complexo e diversificado. E quanto maior for nossa capacidade de transcender as dicotomias e navegar por elas como peixes escorregadios, mais intensa será nossa existência e maior nossa capacidade de enfrentamento dos problemas e de nós mesmos.

Eu tenho em mim vários outros EUS que se confrontam diariamente dentro desse meu corpo frágil e desse universo forte e cheio de luz que é minha cabeça.Não quero ser um EU apenas, não posso alcançar a plenitude de mim mesma sem a pluralidade dos outros EUS. Nisto consiste minha força para viver todos os dias da minha vida com confiança e sem desespero, a grandeza de ser eu mesma sem me importar com o resto.