quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Filosofando em Gotas VII


HUMANIZAR

Humanizar é uma palavra que está na moda. A todo momento ela é utilizada como forma de adjetivar uma ação humana. Humanizar se tornou um objetivo.

Humanizar significa torna mais humano. Tornar algo mais humano. Significa sair da aspereza, da frieza, do moralismo...

Humanizar significa estimular as qualidades, as potencialidades, a crença no possível, a capacidade que há em cada um de nós em fazer o bem, o justo...

Humanizar significa transformar as relações, quebrar paradigmas, transformar conceitos, rever o possível, transformar o impossível.

Humanizar provoca a sensibilização, a emoção, a inquietação, o despertar para novas possibilidades...

Humanizar ignora o preconceito, a discriminação, as falsas verdades, os interesses pessoais, o egoísmo, a vaidade, o comodismo...

Humanizar faz o ser humano voltar para si mesmo, faz o ser humano acreditar que ele é humano, a resgatar suas raízes, a perceber seus valores...

Humanizar... tornar humano, o que com o tempo foi se tornando desumano, pelo próprio ser, que constantemente se diz humano. 

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Breve Introdução à Filosofia

Para quem gosta de ler sobre Filosofia e está iniciando os seus estudos filosóficos, segue abaixo uma "Breve Introdução à Filosofia". Clique na imagem para ter acesso ao livro digital.


Breve introdução à filosofia

Reportagem da Doctum TV


Veja no vídeo abaixo, a participação deste professor, 
em uma reportagem da Doctum TV, sobre o Casarão das Artes.


terça-feira, 7 de agosto de 2012

Filosofando em gotas VI



Fé... condição humana de lançar-se no abismo do desconhecido, de acreditar no impossível, de embrear-se pelos labirintos que a vida nos proporciona, acreditando sempre que há uma saída.

Fé... sentimento que alimenta a alma, que revigora as forças, que permite cada um de nós ultrapassar os próprios limites.

Fé... alimento que aquieta, conforta... que afaga a alma em aflito. Fé, limite do ilimitado, parâmetro do desconhecido, fronteira do interminável.

Fé... a mola mestra da conduta humana, conselheira das realizações, estrela guia da peregrinação humana nos caminhos terrenos...

Fé... sinônimo de oração, de joelhos dobrados, preces, silêncio, meditação, adoração, de paz interior...

Fé... sinônimo de luta, de perseverança, de grito, de coragem de combater o bom combate, de coragem de enfrentar os desafios, de coragem de defender a justiça...

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Filosofando em gotas V


RECOMEÇAR

Recomeçar que simploriamente pode ser entendido como começar de novo. Situação que parece ser corriqueira, mas que exige uma série de circunstâncias exteriores e interiores, do próprio ser.

Recomeçar está intimamente ligado à humildade, pois é ela que em muitas casos será a seta, o norteador. A humildade permite a cada um de nós perceber o momento de recuar, de parar, de recomeçar.

Recomeçar pode significar refazer a mesma coisa, aperfeiçoando-a, corrigindo os possíveis e detectados equívocos. Bem como, pode significar a busca por um novo caminho, ainda não trilhado. Assim, o recomeçar pode significar também o surgimento do novo.

Recomeçar faz parte da sabedoria humana... uma atitude que remexe valores, ponto de vistas, opiniões... uma atitude que quebra parâmetros, estremece paradigmas, dimensiona novos olhares.

Recomeçar... atitudes de pessoas fortes, capazes, corajosas e livres para tomadas de decisões. Decisões estas que abrem novos horizontes, que mudam a lógica das coisas, que redimensiona a vida para novas possibilidades.

Recomeçar o que permite a cada um de nós a possibilidade de sempre recomeçar, portanto, de ser feliz!