quinta-feira, 7 de julho de 2011

Fórum de discussão do livro "O Retrato de Dorian Gray"

Sabemos que uma obra literária pode ser interpretada de várias formas, sobre vários ângulos. Ao mesmo tempo, sabemos também que, analisar uma obra é muito mais que tirar dela uma simples opinião. Neste sentido, convido a você, meu aluno, que participou do nosso debate sobre o livro: "O retrato de Dorian Gray", a expor as suas análises e interpretações. 
Dentre as várias análises que podemos fazer, escolha uma e deixe o seu "recado", o seu comentário. Vamos fazer deste fórum, um registro do nosso debate em sala e de novas ideias que podem nascer.

22 comentários:

  1. o livro "O retrato de Dorian Gray" nos faz refletir sobre várias coisas.Uma delas é que,não devemos de forma alguma sermos influenciados por outras pessoas,pois as consequências dessa influência será refletida em sua vida,não da outra pessoa.
    Além disso,o que importa na vida,não é a beleza externa.O livro mostra que quem se preocupa demais com ela,acaba vivendo apenas da beleza,e não do caráter.E isso é cada vez mais refletido na sua vida.
    Enfim,seja o que você,no final,se orgulhe de ser,não o que as outras pessoas querem que você seje!

    Letícia Nacife Gomes 1ºE2

    ResponderExcluir
  2. Letícia, gostei do seu comentário!!! Gostei quando você falou do caráter. Isto sim move, positivamente, o ser humano.

    ResponderExcluir
  3. O livro "O Retrato de Dorian Gray",nos mostra o quão influenciado é o ser humano.Dorian,sempre soube que era um rapaz bonito,mas apos conhecer e ser manipulado Lorde Henry e ver seu retrato no quadro,fascinou-se por sua beleza e acabo tendo problemas no futuro.

    Afinal,a maior lição que pode-se tirar ao ler este livro é que não existe um só padrão de beleza e que temos que seguir nossa vida,sem se preocupar com o que os outros pensam de você.

    Lucas D'Almeida Franco - 1ºE2

    ResponderExcluir
  4. A obra "O Retrato de Dorian Gray" nos leva a pensar em como somos influenciados por outras pessoas até mesmo inconscientemente, nos faz refletir em como podemos estar influenciando automaticamente outras pessoas à serem como nós queremos e não por conta da sua própria personalidade, elas passam a não ter vida própria como uma marionete num show.
    O problema é que um show tem ensaios e mais ensaios, e quando a cortina se fecha ouvem-se aplausos, mas na vida real não há ensaios e ao fechar-se a cortina , seu show está sujeito à vaias...
    Beleza não é tudo como o Lord fez Dorian acreditar. Ele ficou tão fascinado com a carne que se esqueceu da alma, empregando-na num quadro e já não sendo mais ele mesmo, vivendo por viver, sem algum sentimento, abrindo os olhos e fechando dia após dia até que a morte chegasse, pois a vida já não fazia mais sentido para um corpo belo com alma podre!
    Do que vale um lindo rosto se em seu peito bate o mais terrível coração ?!

    Rafaela Ribeiro Gracelli - 1ºE2

    ResponderExcluir
  5. O livro “ O retrato de Dorian Gray” faz menção da superficialidade do homem, pois o personagem principal, quando se apaixona pela artista, ele não se apaixona realmente pela pessoa dela, e sim pela naturalidade e paixão que ela realizava as peças, quando estas deixam de ser realizadas perfeitamente, o encanto que El tinha sobre a mulher cai, e rompe o “relacionamento” bruscamente com a jovem.
    Tratam de assuntos que hoje nos parecem complicados, o autor faz referência aos impulsos das pessoas, de realizar uma atividade sem pensar duas vezes, acabando cometendo um crime, como é o casso do Dorian Gray que matou seu antigo amigo, que pintou o maior bem e desgraça da sua vida, um quadro retratando nossa personagem do jeito que era, e ela, ainda faz o desejo cretino de permanecer daquele jeito para sempre, afirmando que ele se importava mais com o exterior do que com o que realmente importa: o que somos.
    O livro mesmo sendo de muitos anos atrás, trás em seu contexto problemas atuais da nossa sociedade, que muitas vezes não nos damos conta que existem.

    Túlio Pedro Mussi Ramos - 1° E2

    ResponderExcluir
  6. O livro mostra como as pessoas se sentem cada vez mais presas ao padrão de beleza e também como a cada dia as pessoas estão sendo mais influenciadas levando em conta apenas o exterior e não o interior, Dorian é um réplica de narciso que também era apaixonado pelo sua própria beleza a ponto de morrer por ela, da mesma forma que Dorian no livro, mais ele vive essa situação de um angulo diferente, Dorian acaba ficando preso ao quadro e esquece de que nele ainda existe uma alma. Esse livro retrata assuntos da atualidade cada vez mais debatidos hoje na sociedade como o fato do padrão de beleza exigido e como muitas pessoas se prendem a esse padrão e não ficam satisfeitas enquanto não estão dentro deles, até aqui ponto as pessoas são capazes de ir para ter a 'beleza' exigidos na sociedade?

    Rayane Batista- 1º E2

    ResponderExcluir
  7. Thaynná Campos- 1º E2
    O livro nos mostra como querer ser alguém q ñ somos pd transformar nossa vida em uma grande tragédia.
    Dorian Gray se transformou em alguém q ele ñ é, transformou o seu modo de pensar influenciado por Lorde Henry.
    Ele foi capaz de matar pra conseguir a eterna juventude.
    Isso nos mostra a fraqueza do ser humano, q olha muito mais o lado externo do q o interno.

    ResponderExcluir
  8. O livro “ O retrato de Dorian Gray “ retrata que todos nós , somos influenciados pelas outras pessoas contra ou a favor da nossa vontade .
    Isso evidencia que todos nós , algumas vezes ,temos medo de colocar para si mesmo nossa própria personalidade , podendo gerar problemas em futuros incertos , como aconteceu com Dorian , que deixou ser influenciado por Lorde Henry , ocasionando em seu fim trágico .
    Portanto a obra de Oscar Wilde relata que a beleza mais linda não e a externa , mais sim a interna revelando a própria pessoa que somos .

    Weslley Duarte do Carmo – 1 E2

    ResponderExcluir
  9. Thays Campos- 1º E2
    Através da leitura do livro O Retrato de Dorian Gray, eu percebi que muitas vezes nos deixamos ser influenciados pelos outros, esquecendo que cada um de nós deve ter a sua própria opinião sobre os acontecimentos da vida.Qualquer pessoa tem o poder de mudar completamente a vida das outras, seja para melhor ou pior.
    Eu também pude analisar que muitas vezes queremos que as outras pessoas sejam o que queremos que elas sejam.Queremos que elas façam o que nos traz felicidade, o que nos deixam bem.
    O ser humano, com certeza, é muito egoísta.Quer ser dono do mundo, e quer viver eternamente.

    ResponderExcluir
  10. O livro o Retrato de Dorian Gray é bastante atual apesar de ter sido escrito há muito tempo. O livro nos permite fazer uma reflexao sobre o mundo que estamos vivendo hoje: sobre situaçoes onde podemos perceber até onde vai a ambiçao do ser humano como o pai jogar a filha de janela, o goleiro matar a ex- amante enfim percebemos que as pessoas hoje sao capazes de cometer atos completamente maus para manter as aparencias e ou consegurem o que querem. No livro percemos claramente a dualidade do homem ao mesmo tempo que o personagem é bom, ele é ruim e aa fragilidade do ser humano pois Dorian foi tão influenciado por Lorde Henry que foi capaz de cometer atos absurdos para manter sua aparencia. Até que ponto vale a aparencia? ate que ponto sou capaz de chegar pela minha aparencia? o que eu mais priorizo o ser, ter, parecer? sao perguntas que eu acho que as pessoas deveriam se fazer antes de cometer qualquer ato que pode ser sem volta. Acho que as pessoas deveriam olhar pra dentro e perceber sentimentos, ter recordaçoes, ter amigos e principalmente ver que as consequencias dos atos seram para elas , nao para as pessoas que a influenciaram. Acho que existem muitos Lordes Henry por aí que pegam o ponto fraco das pessoas e as influenciam de um tal forma que depois as pessoas se veem em um caminho sem volta.Termino meu post com uma pergunta: beleza é mesmo fundamental?
    a minha resposta é Não para mim o que vale mais ´ser acho que nós podemos mudar uma parte mesmo que sendo uma parte minima mostrando que temos carater, somos integros, honestos e não vendo muita corrupçao, latrocinios,assassinados de uma forma que parece até normal.

    Luíza Eugênia Bertoldo Silva 1° E2

    ResponderExcluir
  11. Acho que o conflito do personagem principal mostra o quanto ele era inseguro da sua própria personalidade prejudicando as pessoas que queriam o bem dele mostrando que a busca pela beleza eterna ainda existe mas não leva ninguém a nada

    ResponderExcluir
  12. O livro nos mostra uma coisa bem simples que é notada facilmente em qualquer lugar , como todos nos somos facilmentes manipulado . Doryan foi manipulado a se mantes bonito para sempre , e consegui , mais no fim ele percebeu que agradar os outros nen sempre é a melhor coisa . Hoje em dia todos nos estamos tentando sempre agradar alguém em vez de preucuparmos com nos mesmo .

    ResponderExcluir
  13. Com o livro o Retrato de Dorian Gray pude perceber o quanto as vezes somos ambiciosos, esquecendo das pessoas que estão à nossa volta e as tratando de forma indevida. Outro ponto é quando um dos personagens do livro diz que "a beleza, a verdadeira beleza, acaba onde principia a expressão inteligente", ou seja, você pode ser uma pessoa vaidosa, mas tem um certo limite, que requere inteligência, para que não se torne o mais importante e você não se esqueça das coisas e das pessoas .

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Este "Retrato de Dorian Gray" é curioso. Um jovem que se envaidece de si mesmo, que se torna amante de si mesmo e da arte abstrata e pura, e que em seu nome de inanidades sociais, insensibiliza, diagnóstica e se auto-desculpa. Não há redenção naquele jovem, mesmo quando acaba por querer mudar de vida, já que o faz pelo fato novidade, pelo amor ao novo, à arte de viver.Em minha opiniao o livro mostra que Dorian nao vivia com opinioes proprias ele olhava muito os outros e nao a si mesmo.

    ResponderExcluir
  16. Lendo o livro "Retrato de Dorian Gray" deu para perceber o quanto podemos deixar sermos influenciados por outras pessoas. Percebi também o quanto as vezes somos ambiciosos.E mostra que Dorian não tinha uma opiniao propria.

    ResponderExcluir
  17. No mundo de hoje as pessoas são facilmente manipuladas. Não podemos ser influenciado por outras pessoas, porque se no final alguém for prejudicado, vai ser exatamente a pessoa que foi manipulada e não a que manipulou. Devemos ficar atentos em relação a esse assunto porque hoje é cada vez mais comum esta situação como vimos na leitura do livro.

    Gustavo Mendonça 1° E1

    ResponderExcluir
  18. o livro é otimo.Mostra o antes e depois de Dorian ser uma pessoa ruim , q só pensa em si mesma e só encherga a beleza exterior.Dorian era um bom homem, mais por acabar seguindo a opniao dos outros ele se tornou uma pessoa má.
    BEATRIZ DE SOUZA MENDONÇA.1ºE1

    ResponderExcluir
  19. A obra, relata os delírios do ser humano, Dorian via-se como relatava ver o quadro, por isso dizia que o quadro estava daquela maneira, e quando esfaqueou o quadro, na verdade, havia esfaqueado a si mesmo.

    ResponderExcluir
  20. A obra " O Retrato de Dorian Gray " nos faz refletir sobre os acontecimentos da nossa vida e da vida de outras pessoas. Sofremos influencias de terceiros a todo momento, que nem sempre são boas pra nós. Ficar atento a isso e ter personalidade tranquila é o mais importante. Além disso, você se sentir feliz nao quer dizer que a outra pessoa se encontra feliz. Ambiciosidade tambem foi relatada no livro, que quando ela está em excesso, não trás nenhuma coisa boa.

    ResponderExcluir
  21. O retrato de Dorian Gray não representa somente a fragilidade do pensamento humano mas tambem a dureza, a maldade.O livro também retrata que nós seres humanos somos muito influencíaveis.
    KÁRISMA MARTINS ARAÚJO.1ºE1

    ResponderExcluir
  22. O livro nos faz pensar sobre a juventude , a beleza na sociedade a vaidade e o carater das pessoas. O livro nos lembra muito dos jovens de hoje em dia pois eles sao muito influencidados.E sempre se importam mais com a opiniao dos outros,deveriam pensar em sentir bem e se sentir feliz. E fala tambem da vaidade exagerada,vaidade tem limitr se nao voce pode ter um final tragico assim como o personagem do livro

    Isadora Fonseca 1° E1

    ResponderExcluir