terça-feira, 1 de março de 2016

Artigo no Diário de Caratinga

COPASA: EMPRESA TRAIDORA?
Artigo publicado hoje (01/03) no Jornal Diário de Caratinga.

Já faz uns bons anos que a relação da COPASA com os consumidores de Caratinga anda desgastada. Sempre há algum debate envolvendo as atividades da empresa. Visitando o site da COPASA pode-se perceber que ela não tem cumprido sequer com os seus próprios princípios empresariais, assim, pelo visto podemos afirmar que ela está traindo os seus consumidores. Esta afirmação pode ser confirmada pelas seguintes situações.
Ela nos trai quando não se vê como uma empresa pública, que deveria em primeiro lugar cuidar da sua missão que é “prover soluções em abastecimento de água, esgotamento sanitário e resíduos sólidos, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental”. Como toda empresa ela deve buscar o lucro, que permitirá o seu desenvolvimento. Mas o lucro deveria vir por consequência da sua missão cumprida. Lucrar sem cumprir com sua missão é uma grande traição, é fraude.
Ela nos trai quando permite que em nome dela empreiteiras furem praticamente todas as ruas da nossa cidade e depois façam um serviço de péssima qualidade ao tampar os mesmos buracos, deixando as ruas numa aparência horrível e de tráfego sofrível. Sei que o problema não é fazer os milhares de buracos, pois faz parte do trabalho, a questão é como são recuperados, se é que podemos dizer que são. Quanto dinheiro público é gasto realizando repetitivamente a mesma obra, pois o serviço prestado é sempre de péssima qualidade.
Ela nos trai quando cobra há anos uma taxa de esgoto, sem sequer oferecer o serviço. Anos e anos pagando por uma coisa que não existe. E quando a estação de esgoto começou a ser feita, vários foram os questionamentos que surgiram: se aquele realmente seria o melhor lugar? Por que houve alteração do lugar proposto a princípio? Foi para atender algum interesse particular? Dúvidas estas que caíram no esquecimento e não foram respondidas a contento.
Ela nos trai quando finge dizer que está canalizando todo o esgoto, mesmo sabendo que isto não é uma verdade. Caratinga ainda enfrenta graves problemas com saneamento básico. Sem mencionar que várias redes domésticas não foram de fato canalizadas aos adutores de esgoto.
Ela nos trai quando não permite que seus funcionários, pois com certeza muitos são competentes, ocupem os cargos estratégicos, cargos realmente de gestão da empresa, pois estes são ocupados por apadrinhados políticos que muitas vezes demonstram nem saber o que estão fazendo ali. Servindo apenas para manter o sistema politiqueiro em que as coisas públicas acabam ficando a serviço de alguns.
Ela nos trai quando não percebeu o crescimento da demanda da população e continuou sendo mantida somente pelo córrego do Laje. E o pior, quis colocar a culpa em São Pedro, “acusando-o de mandar” pouca chuva para a nossa região. Mas na verdade nunca fez nada de concreto para “preservação dos recursos hídricos”, incentivando a preservação e criação de matas ciliares e proteção de nascentes, um dos seus objetivos.
Ela nos trai quando não cumpre, além dos descritos anteriormente, os seus seguintes princípios, valores e crenças, destacadamente mencionados no site oficial da empresa: “diálogo permanente com o poder concedente; crescimento sustentável; responsabilidade socioambiental; foco na satisfação do cliente; qualidade dos serviços prestados”.
Pelo visto ela só não trai os interesses obscuros, politiqueiros e que foge de tudo aquilo que ela verdadeiramente deveria ser e servir.
Walber Gonçalves de Souza é professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário