terça-feira, 9 de agosto de 2011

Fórum de discussão IV - E-mail que recebi

Leia, atentamente, o texto abaixo 
e se possível deixe o seu comentário:

UM IDIOTA MORTO
Karla Christine - Psicóloga Clínica

Fui ver o filme Cazuza há alguns dias e me deparei com uma coisa estarrecedora.. As pessoas estão cultivando ídolos errados. Como podemos cultivar um ídolo como Cazuza?
Concordo que suas letras são muito tocantes,  mas reverenciar um marginal como ele, é, no mínimo, inadmissível. Marginal, sim, pois Cazuza foi uma pessoa que viveu à margem da sociedade, pelo menos uma sociedade que tentamos construir (ao menos eu) com conceitos de certo e errado.
No filme, vi um rapaz mimado, filhinho de papai que nunca precisou trabalhar para conseguir nada, já tinha tudo nas mãos.  A mãe vivia para satisfazer as suas vontades e loucuras. O pai preferiu se afastar das suas responsabilidades e deixou a vida correr solta. São esses pais que devemos ter como exemplo?
Cazuza só começou a gravar porque o pai era diretor de uma grande gravadora. Existem vários talentos que não são revelados por falta de oportunidade ou por não terem algum conhecido importante.
Cazuza era um traficante, como sua mãe revela no livro, admitiu que ele trouxe drogas da Inglaterra,  um verdadeiro criminoso.  Concordo com o juiz Siro Darlan quando ele diz que a única diferença entre Cazuza e Fernandinho Beira-Mar é que um nasceu na zona sul e outro não. Fiquei horrorizada com o culto que fizeram a esse rapaz,principalmente por minha filha adolescente ter visto o filme.Precisei conversar muito para que ela não começasse a pensar que usar drogas, participar de bacanais, beber até cair e outras coisas, fossem certas, já que foi isso que o filme mostrou.
Por que não são feitos filmes de pessoas realmente importantes que tenham algo de bom para essa juventude já tão transviada? Será que ser correto não dá Ibope, não rende bilheteria?
Como ensina o comercial da Fiat, precisamos rever nossos conceitos, só assim teremos um mundo melhor.
Devo lembrar aos pais que a morte de Cazuza foi consequência da educação errônea a que foi submetido. Será que Cazuza teria morrido do mesmo jeito  se tivesse tido pais que dissessem NÃO quando necessário?
Lembrem-se, dizer NÃO é a prova mais difícil de amor. Não deixem seus filhos à revelia para que não precisem se arrepender mais tarde. A principal função dos pais é educar.. Não se preocupem em ser 'amigo' de seus filhos.
Eduque-os e mais tarde eles verão que você foi a pessoa que mais os amou e foi, é, e sempre será,  o seu melhor amigo, pois amigo não diz SIM sempre.'

2 comentários:

  1. Cazuza marcou sua geração, mais ou menos na década de 80 quando o Brasil saía de um Período Ditatorial, em uma fase de turbulências na adolescência envolveu-e com Drogas , Bissexualismo e deixou-se guiar pelo rock e acometido pela AIDs veio a falecer,foi uma fase de contestações claro e o fato de o pai ser produtor sem dúvida pode tê-lo ajudado, mas nesse contexto nasceu o compositor e cantor que o talento não se pode desmerecer, sua grande contribuição pra MPB faz-se presente até os dias atuais. Ao meu ver, Cazuza pode ter influenciado bastante naquela época os comportamentos até porque ele não passou de mais um influenciado, perdido na desordem e no grito de liberdade muito visto nessa época. Pórém o que me remete nos dias atuais é que existem milhões de cazuzas espalhados pelo mundo e a cada dia um se vai, o sucesso é um inegável caminho para a perdição, Ora faz-se muito sucesso e por onde passa é visto, é lembrado, até chegar um ponto em que toda essa atenção pareçe não fazer sentido, e o caminho das drogas e vícios parece inevitável, daí vêm as complicações e a morte por consequência, foi assim com Cássia Eller, Renato Russo, Nirvana e muitos outros , enfim , eu penso que Cazuza é um caso que se repete a cada dia, e hoje ele é visto como símbolo da música essencialmente, influência recebe-se a cada hora , a cada segundo, a TV vive disso,"plim" liga a TV e se ouve o numero de mortos do dia por envolvimento com drogas, roubos nas ruas , nas escolas,muda-se de canal são bi e homosexuais vitimas de preconceito, mortos, arrebentados e massacrados , uma coisa é fato tudo isso é influência do Cazuza? Será que ele que inventou as Drogas , diferenciações sexuaias ou outros comportamentos tidos como pervertidos? Bem, aposto que não. Do mesmo jeito que um dia ele precisou recorre a esse caminho , milhares e milhares de jovens recorrem hoje, é claro e evidente que os Pais tem que dizer NÃO a coisas que julgam atrapalhar o Desenvolvimento sadio dos filhos , mas em primeiro lugar é Fazer esse desenvolvimento acontecer, e não dizer não quando eles chamam por atenção, ás vezes eles não conseguem falar e é papel dos pais oferecer suporte, apoio,oferecer antes mesmo de precisarem para que dúvidas e inseguranças sejam repassadas de uma maneira mais fácil por eles, o que de fato ajudará muito os filhos.

    ResponderExcluir