quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Fórum de discussão V - A questão da cultura

Neste Fórum de Discussão, quero convidar você, meu aluno do 3 ano do ensino médio a elaborar uma reflexão, um comentário, uma análise do clip abaixo. Leve em consideração os nossos estudos sobre "A questão da cultura".

5 comentários:

  1. Quando vê o vídeo o que mais me cham,ou atenção foi a frase:"...É que Narciso acha feio o que não é espelho...", pois quando relacionamos tal frase com o capítulo que estamos estudando percebemos que mesmo sem querer admiramos mais a cultura de outro pais do que nossa própria cultura! E Caetano Veloso participou do movimento literário (tropicalismo) que defendia através da musica linda que nos mostra que devemosgostar de nosso pais.Valorizá-lo da forma como ele é!

    ResponderExcluir
  2. A musica Sampa de Caetano Veloso deixa claro a reflexão em torno do etnocentrismo, que é a valorização de uma cultura em confronto com outra cultura, que é inferiorizada. Esse choque cultural é um dos tópicos que estamos estudando em sociologia.

    ResponderExcluir
  3. No verso: "Da força da grana que ergue e destrói coisas belas", Caetano Veloso nos mostra o aspecto cultural que temos com o dinheiro, já que, por sermos uma sociedade capitalista, somos regidos por ele. Por ser baiano, Caetano também mostra, através dessa música, o aspecto, praticamente cultural, de baianos que vão tentar a vida em São Paulo, que também pode ser visto como uma conseguência da cultura capitalista.

    ResponderExcluir
  4. nos versos seguintes:

    E foste um difícil começo
    Afasto o que não conheço
    E quem vende outro sonho feliz de cidade
    Aprende depressa a chamar-te de realidade
    Porque és o avesso do avesso do avesso do avesso

    Caetano mostra que é cultura humana "fugir" daquilo que não se conhece, é difícil para alguns aceitar novos valores em detrimento dos antigos, sendo melhor enaltecer a realidade. Não aquela que realmente ocorre, mas a realidade que preferimos enxergar, justamente por causa da dificuldade de aceitar o que é novo. Só que a realidade quem constrói somos nós, e a construímos o avesso do avesso daquilo que queríamos.

    ResponderExcluir
  5. "Quando eu te encarei frente a frente não vi o meu rosto
    Chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto, mau gosto
    É que Narciso acha feio o que não é espelho
    E à mente apavora o que ainda não é mesmo velho"
    ...
    Percebo dois aspectos filosóficos elaborados brilhantemente nesse fragmento da musica.
    Na primeira frase ele fala sobre todas essas estampas que andamos com elas que estragam a nossa identidade e a nossa cultura (coletiva e individual.
    Na segunda frase ele diz que não gostou dessas mercadorias, desse capitalismo.
    Na terceira ele justifica que assim como no conto de narciso ele detesta essa ideia de usar uma "máscara" que nos impede de mostrar e até mesmo enxergar nossa cultura.

    E Por ultimo ele fala do senso comum... da mania com que temos de recusar ideias novas e justificar as coisas pela mesmice de sempre!

    ResponderExcluir