segunda-feira, 29 de junho de 2015

Palestra sobre os 167 anos de Caratinga

Matéria publicada no Diário de Caratinga, no dia 28 de junho.

Alunos da Jairo Grossi estão conhecendo a História de Caratinga e se reconhecendo como cidadãos que fazem história

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CARATINGA – Empregar os 167 anos de Caratinga como ferramenta de ensino e construção de um novo tipo de cidadão para o futuro. Este foi um dos objetivos do professor Walber de Souza ao ministrar uma palestra para os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Professor Jairo Grossi, apresentando características da história do município à véspera do dia 24 – feriado municipal, data em que se comemora o aniversário da cidade e de seu padroeiro, São João Batista.
“Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s) estabelecem que a inclusão da constituição da identidade social nas propostas educacionais para o ensino de História necessita de um tratamento capaz de situar a relação entre o particular e o geral, quer se trate do indivíduo, sua ação e seu papel na sua localidade e cultura, quer se trate das relações entre a localidade específica, a sociedade nacional e o mundo”, explica o professor.
2Os PCN´s indicam como objetivos do ensino fundamental que os alunos sejam capazes de conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertença ao País. “Além disso, os alunos precisam ser formados para questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação”, reforça Walber.
Ele defende que um ensino eficiente, de acordo com os PCN´s, tem a capacidade de orientar o alunado a compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.
“Para que isto aconteça é preciso contextualizar a Educação, inserindo a vida do aluno na própria história, estudando sua origem, sua cultura, sua história, bem como a história da sua localidade, da sua cidade. Neste sentido, a palestra sobre os 167 anos de Caratinga, teve por objetivo incentivar o gosto pela história, mostrando ao aluno que ele também faz parte dela, através das suas raízes familiares e que ele também deixará o seu legado”, ressalta o professor.
Durante a palestra, foram mostradas fotos de diversos períodos da História de Caratinga, comparando os locais das fotos de antigamente com a atualidade. O professor também expôs o tubérculo Cara (espécie de mandioca), que deu origem ao nome do município. Caratinga vem do indígena: Cara-branco.

Fonte: http://www.diariodecaratinga.com.br/?p=11147

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