sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Trabalho de campo em Ouro Preto

Com base nos seus conhecimentos, estudos e pesquisas 
elabore um texto respondendo a seguinte questão: 
Qual a importância cultural, econômica, social... de Ouro Preto para o Brasil? 
Seu texto deverá ter no mínimo 5 linhas digitadas. Bom trabalho!!

16 comentários:

  1. Os aspectos culturais que possuem grande relevância em Ouro Preto são por exemplo suas ruas íngremes e estreitas e suas casas que mantem o aspecto colônia e a arquitetura que procura integrar espiritualidade e racionalismo assim conhecida também como estilo barroco.
    Economicamente Ouro Preto possuía varias riquezas que fazia a grande movimentação econômica da região bem como do país e atualmente a economia gira em torno do turismo e das atividades das indústrias de metalurgia e mineração.
    Possui uma historia muito relevante ao brasil pois serviu como campo de manifestações históricas e culturais na época da descoberta do ouro no país.
    Rebeca N.S.Loreto

    ResponderExcluir
  2. Em Ouro Preto há muita cultura a ser passada para seus visitantes, há muitos pontos turísticos com muita história para ser contada, há muitos pontos turísticos com muitas história á serem contadas, como exemplos: a Igreja do Pilar, Museu Casa dos Contos, Museu da Inconfidência, entre muitos outros.
    Lá também tem feirinhas de artesanato para que os trabalhos populares sejam expostos.
    As feirinhas de artesanato, assim como as entradas cobradas nos pontos turísticos, ajudam e muito na econômia da região, da população que lá vive.
    Mariana Diniz Oliveira/17
    8 ano C3

    ResponderExcluir
  3. A cidade de Ouro Preto, antes chamada de Vila Rica, transpira arte, cultura e história. No século XVIII vivenciou a Inconfidência Mineira, com a participação de Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes. Teve grande importancia no ciclo do ouro do Brasil, tornando-se foco da economia brasileira e alvo dos paises europeus, passando a ser capital de Minas Gerais antes de Belo Horizonte. Em sua arquitetura barroca podemos encontrar grandes obras de arte, possuindo um dos maiores acervos da arquitetura colonial brasileira. Suas igrejas, além de locais religiosos, são pontos turísticos, possuem altares cobertos de ouro no estilo rococó e esculturas de Aleijadinho.
    A cidade foi o primeiro local em território brasileiro a conquistar o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.
    Waleria Andrade
    8 ano C2

    ResponderExcluir
  4. A cidade conta com o maior conjunto de arquitetura barroca do Brasil. Mestres escultores como Aleijadinho e Ataíde transformaram as igrejas em verdadeiras obras de arte. Ouro Preto tem uma história de relevante importância para o Brasil, pois serviu como campo de manifestações históricas e culturais na época da descoberta do ouro no país.Foi cenário do movimento da inconfidência mineira, onde uma elite dominante lutou contra a exploração do ouro em favor de melhores condições de vida para o povo brasileiro. -Amanda Fernandes 8° ano C2

    ResponderExcluir
  5. A importância cultural de Ouro Preto são as igrejas que são também pontos turísticos e uma forma de aprendizagem,ruas e casas antigas que caracterizam a cidade como um ponto cultural e turístico,os museus que guardam memórias da época,e durante muito tempo Ouro Preto foi uma grande fonte de economia para o Brasil devido a descoberta de ouro em suas localidades,apesar de atualmente a economia de Ouro Preto depender muito do turismo, há também importantes indústrias metalúrgicas e de mineração no município.
    Lívia Fernandes 8ºano C2

    ResponderExcluir
  6. Para falar de Ouro Preto sobre os aspectos culturais, temos que nos lembrar que tal cidade fez parte da história do Brasil.Foi palco de rebeliões como a Inconfidência Mineira, da libertação da arte popular e chamou bastante atenção da Coroa pela exuberância de suas riquezas. Hoje, passa tudo isso através de seus museus, suas igrejas detalhadas minimamente e sua arquitetura conservada como Patrimônio Cultural da Humanidade.
    Economicamente, a antiga Vila Rica movimenta a economia de Minas Gerais devido a seu turismo intenso durante todo o ano. Mantendo-se importante para o Estado assim como antigamente era a base do ciclo do ouro.
    Já sobre o ponto de vista social, Ouro Preto apresenta sua beleza que é uma relíquia muito preciosa para os dias atuais.
    Ouro Preto é uma aula de história viva! Vale super a pena visitar...
    Thatiana Ferraz
    8º ano C3

    ResponderExcluir
  7. Ouro Preto uma cidade de aspectos culturais, arquitetônicos e de grande importância para o nosso pais.
    Quem visita esta linda cidade logo se encanta por sua arquitetura antiga com seus belos casarões e museus de grande importância histórica.
    Ouro Preto teve seus anos de gloria e de grande importância econômica para nosso Brasil com a exploração de sua maior riqueza natural vinda de suas minas o ouro.
    Nos dias de hoje a linda Ouro Preto depende principalmente do meio turístico, mas também se destaca na industria e mineração.

    Luís Paulo Dias Chálabi Freitas 8º ano C2

    ResponderExcluir
  8. Ouro Preto é um município do estado de Minas Gerais, no Brasil. A cidade se tornou conhecida como um "museu a céu aberto", preservando um grande núcleo de casario colonial essencialmente intacto, prestigiado em todo o Brasil e mesmo no estrangeiro, tanto que a Cidade Histórica foi declarada pela UNESCO um Patrimônio da Humanidade. A história do Brasil está latente em Ouro Preto, tanto que a cidade também foi a primeira a receber o título de Monumento Nacional
    João Victor Santos Xavier 8ano C1 N16

    ResponderExcluir
  9. Ouro Preto tem uma história de relevante importância para o brasil,pois serviu como campo de manifestações históricas e culturais na época da descoberta do país.Foi cenário do movimento da inconfidência mineira,onde uma elite dominante lutou contra a exploração do ouro em favor de melhores condições de vida para o povo brasileiro.Por isso é outros motivos que Ouro Preto é importante para o Brasil.
    Ryan Teixeira Gonçalves 8 ano C3.

    ResponderExcluir
  10. Ouro Preto tem uma historia muito importante para o Brasil porque foi lá que se passaram as manifestações históricas e culturais na época que descobriram o Brasil, Ouro Preto foi uma grande fonte de economia para o Brasil por causa do ouro lá em Ouro Perto há muita cultura a ser passado a seus visitantes porque foi lá em que aconteceu manifestações históricas e culturais na descoberta do ouro no pais
    Joao Henrique Freire Rosa 8 ano c3

    ResponderExcluir
  11. Ouro Preto é famoso por sua arquitetura colonial.A Cidade Histórica de Ouro Preto, tendo sido o primeiro sítio brasileiro considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, título que recebeu em 1980.Foi considerada patrimônio estadual em 1933 e monumento nacional em 1938.O ouro mineiro começou a chegar a Portugal ainda no final do século XVII.Apesar de atualmente a economia de Ouro Preto depender muito do turismo, há também importantes indústrias metalúrgicas e de mineração no município. A cidade se tornou conhecida como um "museu a céu aberto", preservando um grande núcleo de casario colonial essencialmente intacto, prestigiado em todo o Brasil e mesmo no estrangeiro, tanto que a Cidade Histórica foi declarada pela UNESCO um Patrimônio da Humanidade,Suas igrejas se tornaram particularmente célebres, muitas delas ricamente decoradas e de superlativa importância artística e histórica.
    Synay Raquel 8° ano c3

    ResponderExcluir
  12. A cidade de Ouro Preto, antiga Vila Rica, é considerada uma das maiores riquezas do estado de Minas Gerais.Dotada de uma arquitetura barroca, criada por artistas como Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e com a participação de escravos, a cidade se tornou palco de manifestações culturais e históricas do ciclo do ouro no Brasil.O nome da cidade não esconde o que a mesma representava para a economia da região. A maior movimentação econômica já vivida ali foi em razão das extrações de ouro e outros minérios, tornando-a alvo dos países da Europa.E hoje em dia é o turismo que movimenta a economia de Ouro Preto.Já a parte social fica com sua beleza e historia, que são contadas por igrejas,museus,casas e até mesmo por suas ruas.
    Laura Valverde C2 n°10

    ResponderExcluir
  13. Ouro Preto situa-se em Minas Gerais, Brasil, tendo sido o primeiro sítio brasileiro considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, título que recebeu em 1980.foi fundada em 1711 por bandeirantes que estavam ali a procura de ouro mais só encontraram uma pedra chamada "ouro preto" - nome dado ao ouro de aluvião, encontrado na superfície dos rios e de cor escura, por ficar misturado aos restos de cascalho.Na época ( vila-rica) atu ao Ouro Preto tinha tinha cerca de 200 mil habitantes (70% da população era escrava) - três vezes mais do que hoje.La tiveram varias pessoas de grande importância para o Brasil e Minas Gerais sendo eles Tiradentes, Joaquim Silvério dos Reis, Chico Rei, Aleijadinho, entre outras tantas figuras, são personagens de um momento único da história do Brasil, o Ciclo do Ouro - oficialmente datado entre 1660 e 1789. O ciclo começa com a exploração de Fernão Dias, que descobre o metal precioso na região de Ouro Preto

    ResponderExcluir
  14. A fundação da cidade se deu em 1711, em origem do arraial do Padre Faria e outros arraiais, tendo recebido o nome de Vila Rica. Poucos anos depois foi escolhida como a capital da capitania das Minas Gerais (1720).Ouro Preto tem uma história de relevante importância para o Brasil, pois serviu como campo de manifestações históricas e culturais na época da descoberta do ouro no país.
    Foi cenário do movimento da inconfidência mineira, onde uma elite dominante lutou contra a exploração do ouro em favor de melhores condições de vida para o povo brasileiro. Ouro Preto modelou a história do Brasil, tendo em sua história grandes movimentos revolucionistas, e que, sem dúvida, influenciou o Brasil. É mantida em boas condições graças ao reconhecimento como uma cidade histórica. Ouro Preto cooperou para a criação do Brasil que conhecemos hoje.

    Gabriel Elbens Santos
    Nº08
    8º ano C3

    ResponderExcluir
  15. Ouro Preto E suma importancia para historias do Brasil de forma que e uma das poucas formas de retratar o terror da escravidao nas minas, e tambem guardando as belezas e arquitetura de uma epoca passada, sendo assim um local do grande riqueza cultural que hoje e preservado em suas igrejas,museus,casas ou ruas.Ouro Preto tem sua economia voltada para o turismo e importaçao de mineiros. Pedro Ivo Neves Zortea N 24 8º ano C2

    ResponderExcluir
  16. Ouro Preto é de imensa importância para a cultura Brasileira , com suas igrejas e museus , conta muito sobre o que ocorreu lá na busca pelo ouro
    Ouro Preto tem história eh tudo , na viagem pudemos aprofundar nossos estudos sobre história e sair um pouco dos livros que contam toda a história e ir lá para entender como tudo aconteceu , conhecendo os lugares .
    Ouro Preto tem papel fundamental na hora de contar a história do Brasil , nos livros sempre vão existir as histórias de revoltas , dor e sofrimento , ocorridas ali . Acho q todas as escolas deveriam dar essa experiência para seus alunos , e mostrar um lugar que já teve muita riqueza e felicidade , mas também muita dor e sofrimento

    ResponderExcluir