sábado, 30 de janeiro de 2016

Artigo publicado no Jornal "Diário de Caratinga"

EXEMPLOS QUE MOTIVAM

Passados milhares de anos do início da nossa existência, a humanidade encontra-se num estado de descrença, de desconfiança, de falta de credibilidade sem precedentes. Parece que não nos reconhecemos mais como seres humanos, nossa essência parece estar perdida em meio a tantos casos e ao caos de atrocidades no qual nos encontramos.
Chegamos ao ponto de duvidar da nossa capacidade de sermos bons, e isto fica evidente quando pensamos que sempre que alguém faz alguma coisa é porque  quer algo em troca. Parece não existir mais espontaneidade, solidariedade, zelo ou apreço pelo outro.
O espírito do toma lá da cá parece que a cada dia está se enraizando nas pessoas, criando uma cegueira coletiva, que nos impede de enxergar e acreditar que as coisas podem ser diferentes, que existem pessoas que merecem nossa atenção, nossa credibilidade e que deveriam ser exemplos a serem seguidos, ou na menor das hipóteses, servir de motivação para as nossas atitudes.
Dentro deste contexto vou fazer um pedido a você, caro leitor: dê uma pausa na leitura deste artigo e pegue uma caneta e papel. Liste no mínimo o nome de dez pessoas que você considera bacanas, honestas, que lutam pelos seus objetivos, pessoas amigas, companheiras, aquelas a quem chamamos de “pau para toda obra”, pessoas que merecem o nosso respeito, gratidão; que aos seus olhos trabalham em prol da coletividade, que desenvolvem o bem para o próximo. Não estou pedindo nomes de pessoas perfeitas, pois sei que elas não existem, mas pessoas que podem ser caracterizadas por boa parte dos itens citados anteriormente.
Foi fácil ou difícil encontrar os nomes? Acredito que a sua listagem de nomes foi feita. Imagine agora se pudéssemos juntar todos os nomes que cada um de nós escreveu na própria folha de papel. Penso que formaria uma lista considerável.  Percebem porque não podemos perder a esperança? Pessoas boas existem, mas precisam ser valorizadas. E esta é a grande questão, pois estamos perdendo tempo demais com os problemas, com pessoas que não gostam nem de si mesmas e deixando de lado o valor do mérito, de valorizar e incentivar as pessoas que merecem no mínimo o nosso respeito e gratidão.
Claro que todas as pessoas merecem ser tratadas com dignidade, todas as pessoas merecem milhares de oportunidades, todos nós erramos e podemos e temos o direito de rever nossas posturas e atitudes em prol de dias melhores. Mas ficar eternamente de forma paternalista e assistencialista, cultivando a mediocridade ai já é demais. Nossa sociedade não está suportando isto mais! Haja visto que se gasta mais com um presidiário do que um aluno, um estudante de qualquer escola deste país.
Mas voltando à nossa lista de nomes, vou citar alguns que poderiam estar presentes em muitas das nossas listas individuais, pois com certeza estariam presentes em uma lista coletiva, pois colaboram e muito com toda a sociedade, veja se você concorda comigo?! Começarei com o Dr. Igor, médico conhecido na nossa cidade justamente por ser um médico humano; Carlinhos e Gianny que lideram com muito esforço o Núcleo do Câncer de Caratinga; Vicente Van Gogh, uma pessoa espetacular, um ser humano fantástico; os inspetores da Polícia Rodoviária Federal Vander e Rodrigo Ladeira, que são exemplos de conduta e zelo pela instituição; o prof. Francisco que durante bons anos cuidou como diretor da E. E. Ludgero Alves; os casais: Maria José e Sávio (trabalha na Funasa), Ozéias e Maria, estes residentes no Bairro Floresta e Dezinho e Luiza, moradores do Bairro Esplanada, que souberam em meio à simplicidade educar seus filhos e zelar pela família; Dona Lucinéia do distrito de Santo Antônio do Manhuaçu, mulher guerreira e humana; e não poderia jamais deixar de citar minha mãe, Jeanete, quem a conhece sabe que é merecedora, pois sempre será o meu maior exemplo.
Estariam incluídas na minha lista também as seguintes pessoas: o prof. Lacerda, Angélica Nunes, meu compadre Eflaviano, este sim é pau pra toda obra, Francisco (famoso Chico Caspinha) e sua esposa Marisa, o prof. Cláudio Barros, minha sogra Maria Ferreira, Halisson da Way, Zizico Barbeiro, Dênis Gutermberg, Caio César, Dadinho, Ivania Costa, o dentista Ricardo Miranda, a zelosa Daniela Coutinho, enfim, que fantástico,  muitos são os nomes que poderiam ainda ser citados.
Se os seres humanos nascem bons ou maus, é uma eterna discussão filosófica, mas que de fato muitas pessoas, cada uma da sua forma e estilo, são exemplos a serem seguidos, isto são. Cabe a nós valorizarmos estas pessoas para que, como dizia o poeta, elas não sintam vergonha de serem o que são. Que reine a meritocracia!
Artigo publicado no Jornal Diário de Caratinga, 26/01/16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário