sexta-feira, 6 de maio de 2016

Artigo Diário de Caratinga

UMA LENDA POLÍTICA
Artigo publicado no Diário de Caratinga e Diário do Manhuacu (03/05).

Em uma pequena cidade do interior das gerais pairava uma maldição que ficou conhecida como a “Maldição do nariz grande”. Conta a lenda que nesta pequena cidade, de quatro em quatro anos, surgiam homens e mulheres, pessoas ditas e reconhecidas por serem distintas, apessoadas, seres de bem, que queriam governar, liderar as pessoas que ali moravam.
Em meio aos debates, discursos, propagandas… Uma dessas pessoas acabava se destacando mais do que as outras e se tornava portanto, o governante, o líder. Aquele que iria, durante quatro anos, promover tudo aquilo que havia anunciado. O início da concretização da esperada esperança!
E o que era prometido? Aquilo que o povo daquela pequena cidade do interior das gerais sempre mais precisa, seria, melhores condições para a promoção da saúde, escolas dignas para proporcionarem uma educação de qualidade, áreas para lazer em família, cuidado com os idosos, projetos urbanísticos, desenvolvimento de práticas culturais, cuidado com meio ambiente… enfim, tudo aquilo que torna um lugar melhor para se viver coletivamente.
Mas estranhamente, sempre uma coisa acontecia, a partir do momento que o escolhido começava a liderar o seu povo, a maldição do nariz grande insistia em atacá-lo.
A cada palavra, a cada gesto, a cada ação… seu nariz vai ganhando um novo formato, vai esticando, ficando mais robusto e pontiagudo.
A princípio as pessoas ficavam sem entender o que estava acontecendo, ficavam pensando e se perguntando, por que crescem os narizes de todas as pessoas que nos governam?! Daí, foi surgindo a crença da maldição do nariz grande.
Até que um dia uma mulher, uma senhora conhecida como Vó Sofia, encontrou a explicação para a tão falada e propagada maldição.
Segundo ela naquela cidadezinha, uma deusa chamada Veritas, que ali vivia por muitos milênios e era conhecida como a deusa da verdade, mas depois de ser expulsa da cidade pelo deus Mens, conhecido como o deus da mentira, jogou uma maldição na cidade, sendo a maldição do nariz grande.
A princípio as pessoas ficaram assustadas com a atitude de Veritas, nunca esperavam dela uma maldição, mas ainda de acordo com Vó Sofia, a maldição lançada pela deusa Veritas não tinha como objetivo prejudicar a cidade, mas sim, permitir que os líderes mentirosos apoiados pelo deus Mens pudessem ser descobertos.
Assim, todos os governantes que tentam enganar o seu povo poderá ser desmascarado, pois ao crescer o nariz a máscara da mentira irá cair.
De acordo com a deusa Veritas, saberemos disto quando as suas ações não condisserem com as suas promessas.
Walber Gonçalves de Souza é professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário